terça-feira, 25 de junho de 2013

Inspiração do dia: eventos personalizados - estilo italiano - parte IV.

Bom dia pessoal!
O dia está lindo e porque não falar de um estilo de evento igualmente bonito, que é o italiano! Nosso assunto do blog hoje é exatamente esse!

Se você tem família tradicionalmente italiana, que tal planejar um casamento com características italianas?
Geralmente, os casamentos italianos acontecem em um hotel, onde os convidados ficam hospedados antes e depois da festa. Os italianos fazem festas com duração de quase um dia inteiro, começam de manhã e vão até à noite. Por isso, o casal deve pensar o que servir no almoço e no jantar.
A cerimônia na igreja – os italianos, em sua maioria, são católicos – acontece por volta da hora do almoço. Depois disso, todos são conduzidos ao hotel. E lá começa a comilança. Afinal, casamento italiano que se preze não pode faltar a comida italiana tradicional.
O cardápio pode ser com muita massa, desde spaghetti até cappeletti. Tomate, molhos diversos, carnes e peixes, preparados no estilo italiano, podem dar o toque especial. Lembrando que o casal deve planejar o cardápio de acordo com seu gosto.
A decoração de um casamento italiano é simples. Toalhas e um arranjo de flores nas mesas já são suficientes. A música, sempre tocando, deve ter muito bolero, tarantella e valsa, ritmos preferidos dos italianos.
Madrinhas, na Itália, estão liberadas a usar preto. Aliás, quase todos os convidados usam preto, diferentes de casamentos brasileiros. No mais, a festa é agitada, com muita alegria e comida – coisas que brasileiros entendem muito bem.
Na verdade nos tradicionais casamentos italianos acontecem muitos requisitos para dar "sorte" ao casal. Vou citar alguns exemplos:
Os italianos costumam se casar no domingo pela manhã, e como são supersticiosos, acreditam que se casar ou sair em lua de mel na terça ou na sexta-feira dá azar aos noivos!
As noivas costumam ser bem discretas, usam maquiagem leve e um vestido não muito deslumbrante, pois a cerimônia geralmente é pela manhã.
O noivo leva no bolso, um objeto de ferro, sim um objeto de ferro que eles acreditam que afasta os maus espíritos.
Geralmente os noivos vão para a igreja onde se casarão a pé, e em algumas aldeias, as pessoas costumam colocar alguns obstáculos pelo caminho fazendo alusão à vida de casados.
Após a cerimônia, os noivos quebram um copo ou um vaso. Eles acreditam que o número de pedacinhos quebrados significa os anos em que o casal será feliz no casamento.
Comida também é bem farta. Leitão assado, laços de massa frita mergulhados em açúcar em pó, confetti, amêndoas cobertas de açúcar (representando o amargo e doce da vida). Bastante macarrão e muita música dançante.
As opções de casamento na Itália são infinitas. Podendo ser em um castelo nas montanhas da Toscana, passando por palácios e até vinhedos. 

Um povo alegre, feliz, que adora música e muita fartura de comida!

Tradicionalmente noivas e noivos vão para a capela, a pé. Em algumas aldeias, os moradores montam alguns obstáculos simbólicos pelo caminho, fazendo alusão a vida como casados.
A religião adotada pela maioria dos italianos é a Católica, portanto as cerimônias de casamento são bem parecidas com as realizadas em igrejas católicas daqui do Brasil.
Porém nada impede dos casais realizarem um ritual bem típico por lá, a cerimônia da luz ou das velas.
Para celebrar a cerimônia da luz são necessárias duas velas pequenas ou mais finas que representam os noivos, e outra mais grossa que simboliza a nova vida em comum. No ritual, os noivos acendem as suas velas primeiras e, com estas, acendem ao mesmo tempo a vela maior (símbolo da união).
Após a cerimônia de casamento, o casal quebra um copo ou vaso. O número de pedacinhos de vidro no chão representa a quantidade de anos que serão felizes no casamento.
Como a noiva italiana é sempre muito discreta, apesar de falarem alto e com as mãos, elas preferem maquiagem leve e vestidos mais simples.
Pode ser um vestido branco, não necessariamente de noiva e um véu, e a noiva está pronta.
Seguindo a tradição, o noivo leva no bolso um pequeno objeto de ferro. Para quê? Para afastar os maus espíritos.

Comemoração é com eles mesmos, e se você ainda não foi convidado para uma festa italiana, prepare-se , aqui a animação não tem hora para acabar.

Na festa não pode faltar um leitão assado ou cordeiro acompanhado de wanda - laços de massa frita mergulhada em açúcar em pó. Mulheres tomam um gole de vinho -  (Marsala), já os homens consomem uma versão muito mais forte -  a grappa
A comida é considerada o item mais importante nas celebrações italianas: pães, vinhos, queijos, massas, carnes, frutas e tudo o que os noivos desejarem servir, ou seja, não tem esse negócio de comida para ver ... é para comer mesmo ... e muito !!!
Confetes de chocolate e amêndoas cobertas de açúcar representam o doce da vida e são servidos em forma de lembrancinhas. 

A música também não pode faltar. Elas são mais alegres e dançantes como a famosa tarantela.
Vejam as fotos e aproveitem! Nosso blog foi montado a partir de outros, em www.google.com.br. Fotos de lá também: 















Nenhum comentário:

Postar um comentário